Nascido em Álvares Machado, interior de São Paulo, o jovem Nicolas Matheus Batista de Lima tem se destacado como uma das grandes promessas do atletismo brasileiro. Representando com garra a escola onde estuda Marechal do Ar e a Associação Prudentina de Atletismo (APA), ele conquistou em 2025 o título de campeão paulista do lançamento do dardo nos Jogos da Juventude Sub-17, um feito que demonstra seu talento, dedicação.
Mas, apesar da conquista que o consagrou como o melhor atleta da modalidade no Estado, Nicolas não integrará a delegação paulista na etapa nacional dos Jogos da Juventude, devido aos critérios adotados pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo e pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).
A notícia causou surpresa e frustração. No entanto, muito mais forte que a decepção é o orgulho que Nicolas carrega — e espalha. A sua história inspira e emociona: um menino do interior com um coração gigante e uma vontade imensa de vencer, que já mostrou do que é capaz.
Em nome da equipe da APA, o técnico Montanha, que acompanha de perto a evolução do atleta, deixou uma mensagem especial de apoio:
“Nicolas, o mundo do esporte é cheio de desafios, e às vezes, até as maiores vitórias não vêm com as recompensas que esperávamos. Mas isso não diminui em nada o tamanho da sua conquista. Você é um campeão, e o seu talento vai brilhar ainda mais. Continue acreditando, treinando, sonhando. Os verdadeiros campeões são forjados nos momentos difíceis. Nós da APA estamos com você, sempre.”
A APA reafirma seu orgulho e admiração por Nicolas, e segue acreditando no seu futuro brilhante.
Força, Nicolas! Seu nome já ecoa forte no atletismo paulista, e o futuro ainda guarda muitas conquistas para você. Nunca deixe de acreditar. Estamos com você!